sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um único Deus

"Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim" Êxodo 20:1-3

Qual é o quadro mais famoso do mundo? Provavelmente a Mona Lisa. Leonardo da Vinci pintou o retrato de Lisa Del Giocondo, a jovem esposa de mercador rico, por volta de 1503, em Florença, Itália. O sorriso que ele capturou no rosto da mulher tem encantado pessoas desde que o quadro foi to. Ela está feliz? Ela está triste? Seu sorriso está aparecendo? Ele está desaparecendo? Ou ela estava com uma pequena indigestão?

Você já viu o quadro, certo? Provavelmente não. Você viu cópias. Você viu fotos em enciclopédias, salas de aula, livros, shows de televisão - mas, a não ser que você tenha visitado o Museu Louvre em Paris, você nunca viu a verdadeira Mona Lisa.

A Mona Lisa é única. Só existe ela. Não existe outro quadro igual a ela. O que é verdade sobre a Mona Lisa é verdade, de uma maneira muito maior e profunda, sobre nosso Deus. Ele é único. Não há outro igual a Ele. Quando Moisés subiu o Monte Sinai muitos séculos atrás, Deus lhe entregou os Dez mandamentos:

Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:1-3)

O primeiro mandamento que Deus deu a Moisés revela que Ele é único. Não existe outro como Ele. Mas Ele é muito mais distinto do que a Mona Lisa. Só existe uma Mona Lisa no mundo, mas existem vários quadros. Só existe um Deus no universo, e não existe outro. Ele não é apenas único na sua categoria, Ele está sozinho na sua categoria. Só Ele é Deus. Ele diz: "Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" (Isaías 45:22).

É por isso que Deus nos manda adorar somente a Ele. E é por isso que nunca estaremos satisfeitos adorando outro alguém ou algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário